quinta-feira, 28 de maio de 2009

Salão de Educação à Distância

Minha apresentação na Salão EAD da UFRGS foi emocionante.
Estar naquele espaço significou muito mais que a realização de um sonho, por que esse eu realizei quando consegui ingressar na UFRGS. Foi a superação de todas as minhas expectativas em relação à graduação e também à profissão.
Tudo que faço nas escolas em que trabalho, do mais simples ao mais elaborado trabalho, eu deixo guardado, nunca mostro aos outros. E, de repente, um trabalho comum, mas feito com muito amor e dedicação, estava lá, sendo apreciado pelo mundo acadêmico (e por pessoas de outras áreas, o que me fez ficar mais orgulhosa ainda!)
Mais compensador ainda, foi levar um trabalho realizado numa escola inserida em um bairro periférico, que sofre todo tipo de discriminação, e que também é discriminada.
Muito orgulhosa me deixou o fato de ver valorizado, um projeto realizado na educação infantil, com crianças do berçário.
Somos frequentemente identificadas como "professorinhas" ou "tias", que cuidam dos bebês e é como se nossa intenção e intervenção pedagógica não existisse, ficando sempre relegada à segundo plano, aos olhos de quem tenta ver o nosso trabalho, isso quando tentam!
Estou feliz por ter levado o nome da escola Girassol para o mundo acadêmico e de ver minha atuação na educação infantil (e no berçário) sendo respeitada e valorizada dentro e fora dos muros da escola. Espero que essa seja apenas uma das muitas portas que irão se abrir para a Girassol e para as professoras que atuam no berçário.
Outras coisas emocionantes aconteceram e não posso deixar de registrar:
Uma colega do PEAD, a Flávia, foi prestigiar, fiquei muito contente!
Havia pessoas da área da biociências, o que me deixou mais encantada ainda, por que esperava um público da pedagogia!
O mais bacana foi contar com o apoio e a dedicação dos meus filhos e da equipe diretiva da escola, que estavam lá assistindo, se emocionando, torcendo e vibrando comigo durante o evento.
Penso que é por isso que algumas pessoas se tornam inesquecíveis na vida da gente.
Minha filha, que é estudante da UFRGS, no curso de pedagogia, filmou boa parte da minha apresentação. Parecia uma tiete!
Meu filho caçula, estudante do curso de agronomia da UFRGS, estava com cara de bobo me olhando e ouvindo atentamente...
Minha diretora Tatiana e a supervisora pedagógica da escola (profe Samara) em vários momentos se emocionaram a ponto de deixar as lágrimas correrempelo rosto.
Realmente foi um momento singular e especial na minha vida.
No final, recebi muitos elogios da professora que estava assessorando na minha sala. Fiquei lisonjeada. o ano que vem, com certeza estarei lá, pois vou fazer de tudo pra que isso aconteça.

Quero agradecer por tudo o que a profe Marie Jane e a Profe Doriss Fiss fizeram por mim, pelo incentivo e pelo empenho em me auxiliar na confecção do documento e do vídeo. Nunca vou esquecer disso.
Também quero registrar o carinho e a euforia da profe Tânia Marques ao me ver chegar na Universidade, minutos antes da minha apresentação. Foi muito importante pra mim receber aquele abraço carinhoso, aquele incentivo, aquelas palavras de apoio e confiança no meu trabalho.
Também é importante registrar o carinho da tutora Catia Zílio para comigo, antes e depois do salão.
Essas manifestações de confiança, carinho, incentivo é que nos fazem sentir especiais na vida cotidiana e na vida acadêmica.
Foi a primeira vez que participei de um evento dessa grandeza. Sei que cometi alguns erros (minha filha pontuou alguns defeitinhos na apresentação - na maneira de falar ou me comportar) mas, sendo a primeira vez, penso que é perdoável. Mas como sei que tudo vale como aprendizado e experiência, valeu à pena cada minuto, cada erro e cada acerto! Foi show! Foi espetacular! Fabuloso! Inesquecível! Singular!

4 comentários:

Geny disse...

Querida aluna Márcia Regina de Azevedo Rysdyk!
A partir de hoje vou fazer parte dos comentários no seu portfólio.
Já estou me sentindo orgulho de você! Que maravilha uma jovem descobrir os seus talentos, conseguir expor ao público suas experiências com os alunos de tão pouca idade, meus parabéns, você merece. Continue com essa garra que já é uma vencedora!
Achei muito interessante os seus questionamentos referentes às dúvidas e descobertas que fizeste lendo os subsídios sobre os modelos epistemológicos e modelos pedagógicos, meus parabéns pelas suas preocupações e reflexões. Você vai longe com essa garra, que legal saber que de suas paixões.
Continue assim, vale apena investir em seu saber, em sua vida e tudo aquilo que lhe faz bem.
Obrigada por suas postagens!
Um grande abraço,
Professora Geny Schwartz da Silva
Tutora Seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS

Geny disse...

Digo, Já estou me sentindo Orgulhosa de você!

MARCIA RYSDYK disse...

Acho que quem tem muito a agradecer sou eu. Pela vida que tenho, pelas oportunidades que me chegam, pelos amigos, familiares, filhos, amores, alunos e principalmente pelos professores que tive, que me ensinaram a não desistir nunca...
Obrigada, de verdade pelo comentário carinhoso, nem se mereço tanto! Sou apenas alguém tentando fazer o melhor e acertar nas escolhas.

Um grande bj

Catia Zílio disse...

Olá Márcia!
Parabéns pela riqueza do teu relato, consegui me sentir presente em tua apresentação, apesar do meu contato ter sido apenas virtual.
Acredito que esta reflexão que propõe em relação à desvalorização da Educação Infantil é de grande importância e deves dar continuidade e visibilidade. Ao ler lembrei de um texto que uma vez ouvi num discurso de formatura de Pedagogia e fui procurá-lo. Quando tiver um tempinho sei que gostarás de ler. http://www.reflexoes.diarias.nom.br/PCASAIS/TUDOOQUEHOJEPRECISOREALMENTESABER___.pdf
Ah! E por falar em visibilidade penso que não deves ficar esperando pelo próximo Salão... que tal pensar em enviar teu trabalho para apresentar noutros eventos??
Abraços, Cátia

PS. Fiquei sentindo falta das fotos, da apresentação de slides e do resumo do trabalho, afinal eles também precisam ser compartilhados...