segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Interdisciplinar! Impressionante!

Impressionante mesmo! Não sei como nem porque só agora resolvi falar desse assunto.

É claro que sei que as interdisciplinas são organizadas por eixos e esses têm núcleos comuns.

Talvez porque a Inter de Didática esteja nos "cutucando" com seus textos, ou porque eu esteja mais engajada

nesse do que em outros semestres... Sei lá!

O fato é que notei a intersecção entre os assuntos tratados nesse eixo. Já tinha observado essa relação

estabelecida nos outros eixos, mas a meu ver, essa é bem maior do que a dos demais.

Consigo linkar com tanta naturalidade o que leio em uma interdisciplina com o material de outra, que chego a me confudir, às vezes,

sobre pra qual estou lendo determinado texto. Aí, me dou conta que não leio pra elas e sim pra mim mesma.

Hoje, retomando as leituras de EJA e Didática, observei esse "fenômeno" com muita clareza e

pude ver na prática como funciona um trabalho interdisciplinar.

Os questionamentos sobre o trabalho dos professores e a função da escola, as relações de poder e entre os modelos de

produção e os educacionais são retomadas sob um outro olhar e oputro enfoque,

de forma sublinhar, no texto da EJA.

Incrível como um texto me ajudou a entender e qualificar a leitura do outro de maneira recíproca e singular.

2 comentários:

Marga disse...

Oiie Marcia!

Tu estás "ligada" no contexto do PEAD! Parabéns...a temática de organização dos estudos tende a ser o mais interdisciplinar , propositadamente, porque os saberes sao atrelados, como se fossem redes e isso é que da sustentação ao desenvolvimento de novas aprendizagens. Tuas descobertas demonstram os "passitos" que tu tens praticado na tua formação e dao mais sentido a tua pratica, tornando-te uma educadora diferente a cada nova leitura. Isso é um dos pontos que diferencia o Professor-pesquisador do que apenas trabalha cumprindo sua jornada. Um grande abraço.

Luciane Machado disse...

Olá Marcia, realmente as interdisciplinas estão interligadas, facilitando a comunicação e compreensão.
Falando na minha interdisciplina de Eja, poderias complementar a tua postagem, trazendo evidências dessa relação EJA E didática.O que especificamente fez com que tivesse essa constatação, o que te levou a essa reflexão.
Uma outra coisa é a cor de fundo do teu portfólio, acho muito "pesado" a cor, eu particularmente tenho dificuldades em ler, mas é só uma opnião.Bjs.