segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Lendo os textos de Linguagem aprendi que é muito importante mostrar à criança e fazê-la perceber a estrutura sonora das palavras, devido a forte relação existente entre a consciência fonológica e o aprendizado da leitura e escrita. Essa habilidade tem dois níveis: a consciência de que a língua oral pode se segmentar em unidades e a consciência de que essas unidades se repetem em diferentes palavras faladas. Há outras habilidades relacionadas à consciência fonológica: rimas (correspondência a partir da sílaba tônica de duas palavras - o som é o mesmo, independente da grafia); na aliteração há correspondência no início e no meio de palavras; já na consciência sintática é a capacidade de segmentar a frase em palavras e organizá-las numa sequência com sentido e a consciência silábica é a capacidade de dividir palavras em sílabas. A consciência fonêmica é a capacidade de analisar os fonemas e de relacionar esses fonemas com as letras que os representam. Entendi a necessidade de sabermos disso e conhecermos essas habilidades, de mostrar às crianças como nossa língua está estruturada e as relações entre a fala e a escrita para que obtenhamos sucesso na processo ensino-aprendizagem da língua materna.

2 comentários:

Unknown disse...

Querida Márcia,
Suas duas últimas postagens demonstram um avanço em suas reflexões. Você traz suas ideias e as relaciona com os textos estudados.
Parabéns!
Jaque Picetti

MARCIA RYSDYK disse...

Minhas últimas postagens mostram que avancei, mas mesmo assim, continuarei no mesmo lugar!
Perdi o entusiasmo!