domingo, 10 de janeiro de 2010

Uma língua antiga, uma nova aprendizagem

Mesmo sendo um código antigo e conhecido por muitos, a LIBRAS e sua importância para as pessoas surdas tangia a minha realidade pessoal e profissional. Talvez isso se deva por eu nunca ter convivido de perto com essa deficiência. Na verdade nunca havia sentido necessidade de saber a LIBRAS.

Mas hoje, fazendo um trabalho de recuperação deparei-me com a angústia de não entender o que conversavam quatro mulheres. Falo do Vídeo BAR, enviado para nós pela professora Janaína para que fizéssemos a interpretação do mesmo.
Em BAR, as 4 mulheres conversavam sobre suas bebidas favoritas. Eu descobri que se tratava de chocolate quente, porque cada uma delas tinha à sua frente, sobre a mesa, um copo contendo chocolate quente com chantilly.
Minha leitura das cenas se deu mais por suposição do que por conhecimento da Língua. Precisei recorrer a um dicionário on line para decifrar alguns dos sinais feitos pelas amigas. Mas, como em todas as Línguas, havia sinais que não estavam registrados no dicionário, por se tratarem de elementos regionais (chimarrão, por exemplo). Solicitei, então à minha filha que tentasse lembrar do que aprendeu na cadeira presencial de LIBRAS. Ela lembrou de alguns sinais, mas não soube traduzir o video na íntegra, porque já havia tempo que não tinha contato com LIBRAS.
Fiquei preocupada! Se um aluno surdo chegar em minha sala-de-aula como farei para compreendê-lo?
Por outro lado, com a leitura dos textos propostos, pude compreender a importância da LIBRAS para os surdos e a necessidade de ensiná-la às crianças o mais cedo possível para que possam se sentir verdadeiramente inseridas no mundo.

Nenhum comentário: