sábado, 10 de abril de 2010

Será que conhecemos verdadeiramente o lugar onde trabalhamos?

Ao me deparar com os itens a serem respondidos para elaborar o projeto de estágio e as descrições do bairro, da escola, da turma, nossa! Não sei onde trabalho! Precisei pesquisar na rede sobre a história do bairro Lomba do Pinheiro, como foi sua ocupação, a distribuição das terras e descobri que há explicação até para os terrenos com uma única família morando e para as árvores plantadas e animais criados pelos moradores (a origem rural das famílias). Lendo sobre a história da escola entendi a forte atuação da comunidade nas questões políticas da escola, pois é responsabilidade dessa comunidade a escola estar do tamanho que está e pertencendo à Capital do Estado. O que temos como instituição de ensino é consequência de um árduo e incansável trabalho comunitário junto a seus representantes legislativos e executivos. Por isso, essa comunidade é tão presente nas decisões políticas da escola e tão questionadora em relação ao nosso trabalho. Não vejo na Lomba uma delegação de poderes supremos ao corpo docente da escola, como vivenciei em outros locais nos quais trabalhei. Há que se prestar contas do que estamos fazendo.

Um comentário:

Marga disse...

A investigação sobre a comunidade e o que esta influencia na vida individual de cada aluno pode nortear o rumo de um projeto bem interessante a ser planejado e executado na turma. Aspectos socio demograficos e a ligação que existe entre o grupo e a comunidade a qual este pertence. Uma vez definifida a questão instigante, é so correr atras do autores que já iniciaram e seguir rumo a uma ressignificação do que é importante ou nao continuar a contribuir a historicidade dos envolvidos, não achas?abracitos!