Propus esse mês uma atividade despretenciosa à minha classe. A idéia era cantar e brincar, além de aprender uma música diferente. Escolhi a música negro gato, de Roberto e Erasmo, gravada nos tempos da Jovem Guarda e regravada agora. Levei a letra e o cd e fui ensinando a música às crianças estrfe por estrofe. Logo no início, notei que uma estrofe elas cantavam com mais intensidade e logo aprenderam (Sete vidas tenho para viver/ sete chances tenho para vencer/ mas se não comer acabo num buraco/ eu sou um negro gato). Aquele fato ficou martelando em minha cabeça. Como podia? Os alunos estavam entendendo a metáfora e se colocando no lugar do gato negro, marginal? São criança de periferia, onde as condições de vida são difíceis. Só por esse fato já teria valido à pena trabalhar com essa música. Eu nada precisei dizer, entenderam por si próprios que teriam chances sim, de mudar suas situações de vida. Ao longo do aprendizado da letra, disse-lhes que poderiam dançar se quisessem. Perguntaram se poderiam subir na mesa, já que no telhado como o gato seria mais difícil. Permiti. Eles, então se soltaram. Passaram a dançar, fazer gestos conforme a letra da música e se comportar como gatos mesmos. Eles se entregaram pra canção de corpo e alma. E foi tão lindo ver o modo como combinavam ações e a força com que cantavam, que resolvi oferecer aquela canção como presente de aniversário pra escola. Estava preocupada que deveria organizar algo pra presentiar a escola no seu 13º aniversário. Não tive trabalho algum. Precisei apenas abrir os olhos e ver. E sem trabalho algum estava pronta a melhor apresentação da minha turma esse ano. Fizemos máscaras negras para usarem nos olhos. No dia da apresentação eu ganhei o meu maior presente: uma aluna que nunca participava nem interagia com os colegas veio à escola e dançou, cantou e se mostrou pra todos. Descobri nesse momento que a música pode operar milagres e mudanças indescritíveis em nossa vida. O bacana foi unir o trabalho de duas interdisciplinas, mesmo que sem querer e obter um resultado tão surpreendente e valoroso.
terça-feira, 27 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Olá Márcia, td jóia?? Espero que sim. Quanto as tuas postagens, te digo que estas no caminho certo,consegui sentir as tuas palavras, articuladas com a interdisciplina de Música e Teatro, com a experiência na tua sala de aula, realmente foi emocionantes!!Representou desta forma, o que te tocou e, portanto te transformou exatamente nas interdisciplinas. E esta transformação foi tão clara que repercutiu na tua prática docente. Já que trouxeste uma proposta de atividade inspirada nas tuas construções, relacionando com as interdisciplinas e registrando estes momentos de aprendizagem coletiva, será que não consegues evidenciá-las através de fotos, trabalhos feitos com os alunos, vídeos e publicá-las nos contando como ficou o resultado! Assim, permitirá que o teu leitor compreenda totalmente a tua aprendizagem, a tua experiência.
Percebi uma coisinha também: postastes a respeito de três interdisciplinas, mas por onde andam teus marcadores? Preciso reforçar novamente que eles são extremamente importantes para tua organização e nossa também. Na página do nosso pbwiki tem dicas de como proceder para criá-los. Certo?
Como sugestão e por questão de organização deves, pelo ao menos uma vez por semana, relatar uma atividade realmente significativa para ti. E sempre alternar entre as interdisciplinas para que, no final do semestre, tenha um pouco a nos dizer sobre tuas aprendizagens em artes, em música, em literatura...
Tenhas um excelente trabalho e significativas aprendizagens.
Um beijão, Gi – Tutora SL
Ola MARCIA!
Estou visitando o teu blog, pois neste semestre serei eu quem acompanhará teu portfolio de aprendizagens mais de perto querida (pelo menos 2 vezes por mes passarei aqui para trocar ideias contigo!).
Gostaria de te lembrar que há 2 atividades em andamento e que precisam ser publicadas no teu PORTFOLIO DE APRENDIZAGENS.
São elas:
1) uma reflexão sobre a apresentação feita no final do semestre passado do teu portfolio (prazo: o quanto antes)
2) o teu plano de estudos individual (esta, com prazo até 20/04). Apenas os professores Leonardo e Cintia comentarão esta atividade 2 ok.
Um abra@o da colega,
Maximira Carlota, Tutora do Seminario Integrador D - PEAD-FACED UFRGS
Márcia Querida
Por onde andas? :) Passei por aqui novamente e não encontrei nenhum registro.. Espero que esteja tudo Ok contigo e que possas estar postando em breve. Qualquer coisa querida, entra em contato tá certo.
Te aguardo!
A próxima visita ao Portfolio especificamente deverá ser daqui há 2 semanas.
Um abraço com carinho da colega,
Maximira Carlota
Tutora SI4 - PEAD-FACED UFRGS
Postar um comentário