sábado, 24 de maio de 2008

Teoria e Prática

Não sabia que havia estágio de desenvolvimento das noções de tempo e espaço e muito menos que esses poderiam ser ‘medidos’ através de atividades tão simples, como as que são propostas no livro utilizado na interdisciplina de Estudos Sociais.
Ao realizar algumas dessas propostas de trabalho e observar meus alunos, ouvir suas respostas, pude sentir o quanto ter uma prática embasada em boa teoria é importante para que o nosso trabalho seja capaz de afetuar mudanças substanciais na compreensão que nossos alunos têm da vida, de sua própria história e do grupo social ao qual faz parte, podendo com isso, realizar a transformação de que tanto falamos.
Ler os textos foi muito importante pra mim. Fazer as atividades junto com meus alunos também, pois complementou na prática o que aprendia na teoria. Essas leituras e trabalhos estão ressignificando o meu entendimento da disciplina de Estudos Sociais no Ensino Fundamental. Há muito o que fazer, pois muitas vezes a idade cronológica dos alunos não corresponde ao estágio que deveriam estar em relação ao desenvolvimento das noções de tempo e espaço (tão importantes para compreensão do mundo no qual estamos inseridos) e é nosso dever trabalhar essas noções com os pequenos.
Lá estou incluindo outras atividades em meus planejamentos de aula futuras, visando desenvolver tais habilidades não só nos pequenos, mas na turma de EJA, que também demonstrou defasagem em relação aos conceitos estudados.

Um comentário:

Maxi disse...

Olá Márcia,

Recebi teus emails e fico feliz que tenha podido te ajudar de alguma forma.

Querida, fazes uma bela rflexão neste post sobre uma aprendizagem tua. Percebo que tens uma preferencia por Estudos Sociais.. é verdade? :)

Continuemos com as reflexoes e as trocas!

Abraços,

Maximira