domingo, 11 de maio de 2008

Cientificamente

Ao realizar os estudos nessa interdisciplina, descobri que sou muito negligente com o estudo das ciências naturais.

Falta-me teoria e coragem para alçar vôo numa prática docente emancipadora, que permita maior autonomia e liberdade aos alunos. Talvez tenha medo de perder o domínio da classe, sei lá...

O fato é que estudar o mundo que nos cerca é indispensável para o entendimento de nosso papel nesse lugar que ocupamos.

Havia coisas que não tinha consciência ainda, como a representação que fazemos do mundo e repassamos aos nossos, a influência da mídia e dos esteriótipos por ela criados, que nós introjetamos, sem questionamento e também empurramos às crianças.

Ainda estou insegura, com medo, mas com certeza, vou pensar mais sobre isso e incluir essas questões nos meus próximos planejamentos docentes.

Um comentário:

Leonardo Porto disse...

Prezada Márcia,

a postagem intitulada “Teoria e Prática” se constitui num efetivo relato seguido de reflexão sobre a aprendizagem realizada, você está avançando no caminho certo. Quanto aos seus receios com relação aos recursos eletrônicos, isto ocorre com todo o leigo que começa a usar o computador para além de uma máquina de escrever inteligente. É claro que o desenvolvimento de competências ligadas à informática leva tempo para ser adquirido (não ocorre em um semestre), mas ao terminar o curso você estará num patamar muito acima daquele que você estava ao iniciá-lo.
Leonardo.