domingo, 30 de novembro de 2008

Concluindo!

Hoje consegui fazer as duas últimas atividades. Estou com tudo feito, muito cansaço, dor e uma enorme bagagem onde tento colocar o muito que aprendi. Apesar dos problemas, pude entender o funcionamento estrutural e legal das escolas em que trabalho. Com os textos lincados à vida cotidiana da escola pude fazer uma análise bastante crítica das realidades em que trabalho e principalmente sobre a minha a participação na vida de cada uma das instituições em que estou inserida como professora. Inserida? Será que realmente faço parte dessas escolas? Estou lá, planejo e aplico o que planejei. Há eficácia no que faço, pois visualizo a aprendizagem dos meus alunos. Mas estar inserida é muito mais que ministrar aulas. É estar a par de tudo o que acontece na escola e auxiliar nas decisões tanto administrativo-financeiras, quanto pedagógicas. É ter consciência de que os atos políticos de nossos governantes nos afetam diretamente e que é preciso fiscalizar e cobrar daqueles a quem elegemos postura ética e moral para fazer o que é melhor para o conjunto da sociedade, exigindo o cumprimento dos direitos garantidos por Lei aos cidadãos desse País. Nesse sentido me falta muito. E creio que não sou a única. Com o término desse eixo posso afirmar que não sou a mesma em relação a minha profissão. Além de saber mais sobre os aspectos legais que orientam minha vida profissional e o funcionamento dos sistemas, redes de ensino e escolas, sou capaz de analisar criticamente a minha atuação, tanto como professora, na sala de aula quanto como cidadã, sujeito de minha própria história, responsável por minhas escolhas, renúncias, abstenções. Sim, porque até em abster-me de participar há conseqüências sérias com as quais terei que conviver e pelas quais terei que responder mais cedo ou mais tarde.

Um comentário:

Suelen Assunção disse...

Marcia querida!
O teu dizer sobre "não ser mais a mesma" é perfeito.
Demonstras o quanto as interdisciplinas e práticas discursivas te tocaram e te modificaram.
A reflexão crítica sobre a tua prática educativa, o teu ser professora é sempre muito positiva.
Parabéns pela conclusão.;
Beijão
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V