quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Será que aprender dói?

Será que aprender dói em todo mundo?
Ou será que as dores que sinto são fruto da minha imaginação?
Finalmente consegui colocar os trabalhos em dia! Mas estou cansada, com dor física, espiritual e emocional.
Tive dificuldade em aceitar os comentários de uma tutora, que solicitou que eu ajustasse algumas coisas nos trabalhos. Assustei-me comigo mesma. Essa não minha postura habitual.
Na verdade não quero mais fazer nada. Estou cansada como nunca estive antes em toda a minha vida.
Só tenho vontade de chorar!
Cada vez que sento pra fazer os trabalhos, minha cabeça dói, minhas costas doem, e sinto como se estivesse com um peso enorme em minhas costas.
Estou tendo que aprender a lidar com as minhas próprias limitações teóricas e físicas.
Falta-me vocabulário para expressar-me com mais clareza e sem repetições. Sinal que preciso ler mais. Já não tenho mais dezoito anos e meu corpo não responde às minhas necessidades como eu preciso que o faça.
Penso que nesse semestre tenho aprendido mais sobre mim mesma do que sobre os assuntos que estamos trabalhando.

2 comentários:

Simone disse...

Olá Márcia!
Este desabafo mostra como este foi um semestre bastante difícil para ti. Trabalhar e estudar exige da gente tempo, dedicação e muita energia. Muitas vezes, aprender dói sim, mas entrar em contato com o novo, refletir e estabelecer relações nos ajuda a crescer. Achei interessante o relato que fizeste sobre as relações que conseguiste estabelecer entre as difentes interdisciplinas deste semestre. Senti falta de postagens relacionadas a interdisciplina de ECS. Estudamos diferentes autores, que nos apresentaram tantas idéias... renderiam bons relatos e reflexões. Parabéns, estás com as atividades de ECS em dia! Um abraço, Simone - Tutora sede ECS

Suelen Assunção disse...

Márcia querida!
Creio que a dor, faça parte do processo.
Creio que muitas pessoas sentem dor: por trabalhar demais, estudar demais, ter família demais, ler demais, fazer trabalhos acadêmicos demais, enfim...
O que não podemos fazer é ficar pensando na dor, e sim, o que a dor nos proporcionou de BOM.
A tua dor também te afetou positivamente: pois conhecer-se melhor é algo maravilhos. Conhecer as limitações é necessário.
De qualquer maneira, creio que estás bem acompanhada. Pois nós, equipe do PEAD, estamos acompanhando a tua dor, e pegando um pouco dela pra nós - mas não para sofrermos juntas. Mas sim, para te liberar um pouco dos fardos, aliviar.
Conte sempre conosco.
Beijão
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V