quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Ninho Vazio

Estou fazendo, com atraso, a minha pesquisa para o projeto temático de psicologia. Escolhi como tema o ninho vazio, nome dado a uma dor ou drama que sofrem normalmente as mulheres que se dedicam exclusivamente aos filhos e quando esses crescem e saem de casa, sentem-se perdidas e sem "utilidade". Esse tema tocou forte em mim, porque, mesmo eu tenho muitas atividades, saindo muitas horas de casa, sinto uma dor muito forte só de pensar que meus filhos poderão um dia sair de perto de mim. O pior é que esse dia está muito próximo, visto que eles já são adultos.
Pesquisar sobre o assunto, ler e remexer nisso está servindo para que eu comece a pensar em meus sentimentos e dores em relação à adultez dos meus filhos. Estou entocada, deprimida, com vontade de chorar só de imaginar a situação.
Por outro lado sinto que preciso continuar incentivando-os a voar e fazer suas próprias vidas. Tenho, agora que buscar outras preocupações e outra finalidade para minha existência. Está na hora de cuidar mais de mim, de me conhecer melhor, de ressurgir...
A dor ajuda a crescer. Revirar o que eu não queria mexer está me ajudando a encarar de frente, de peito aberto, a realidade que se aproxima.
Acredito que esse trabalho servirá muito mais para minha vida pessoal do que acadêmica.
A universidade consegue cumprir o papel de auxiliar no meu aprimoramento pessoal. Serei melhor como pessoa, como profissional e como estudante, se for capaz de refletir sobre mim mesma.

Um comentário:

Denise_tutora disse...

Olá Márcia ... a sua apresentação do seu projeto temático foi execelente e emocionante. Que bom que a partir desse projeto você está conseguindo rever questões da sua vida e assim compreender melhor uma nova fase em sua vida. Abraços, Denise.