domingo, 23 de novembro de 2008

Rede de saberes

Hoje concluí com bastante atraso a minha linha do tempo, relacionando as constituições brasileiras e a educação no Brasil. Foi muito trabalhoso elaborar a linha, mas adorei o resultado. Eu tinha uma rejeição muita forte em relação às ferramentas de internet ou qualquer outra que não fosse o word e em língua materna. Como não tinha alternativa tive que fazer.
Aprendi muito sobre mim mesma, durante a realização do trabalho. Precisei me superar tanto em relação ao idioma, quanto em relação ao desgaste físico. Fiquei mais de trinta horas sem dormir, em frente ao pc e mesmo cansada, aprendi.
Também refleti sobre a minha profissão e sobre tudo o que diz respeito as políticas educacionais em nosso país.
Entendi a diferença entre PPP e Regimento escolar, que até então não compreendia.
Pela primeira vez consegui lincar os itens estudados em uma interdisciplina com aqueles vistos em outra, como ecs, oge e oef, por exemplo.
Cada uma delas traz aspectos singulares sobre temas que se entrelaçam, que se encontram, sem se contradizerem. O que li sobre gestão democrática em Org do ensino fundamental ajudou-me a compreender a leitura proposta pela Organização e gestão escolar sobre o financiamento, em contra partida o estuda das constituições auxiliaram-me na compreensão da estrutura da educação nos municípios em que trabalho e a enxergar melhor como estão acontecendo as mudanças previstas em lei para a educação em nosso país.
Assim consegui formar uma rede de saberes muito bem amarrados e que me fazem refletir sobre o meu papel sociedade, como professora e cidadã e a importância da participação de todos nas discussões e decisões relacionadas à educação.

3 comentários:

Gláucia Henge disse...

Puxa, Márcia, que maravilha esse teu depoimento. De fato este semestre proporcionou uma série de reflexões altamente engajadas com a realidade escolar. Chamou-me especial atenção a distinção que agora é clara para você entre PPP e Regimento Escolar. São documentos tão citados na escola, mas nem sempre estudados a fundo, não é mesmo?

Um grande abraço. Tutora Gláucia

Suelen Assunção disse...

Oi Márcia!
Concordo com a Gláucia. Estas diferenciações são muito importante, ainda mais no que diz respeito ao teu papel como educadora.
Fico feliz pelo teu estudo.
Beijão
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V

Giselda Correa disse...

Olá Marcia... Que bom que conseguiste perceber essa rede de aprendizagens, de conhecimentos e construções, porque é através da participação, do envolvimento, da interação, da troca de idéias, de aprendizagens, de práticas, ou da busca de um objetivo comum que desenvolvemos nosso pensamento inteligente, formador, crítico e criador de idéias, ou seja, pessoas conscientes do seu papel dentro da escola e da sociedade. Abraços, Gi.