domingo, 2 de maio de 2010

Semana 2

Apesar de ter sido uma semana mais curta e de ter tido alguns problemas com o tempo de realização e a organização de algumas atividades observo que estou conseguindo estabelecer a relação pretendida entre a teoria e a prática. Mas ainda está longe da qualidade que quero alcançar com esse trabalho. O caráter interdisciplinar esteve mais presente nessa semana pois através do texto escolhido pude linkar além da matemática (questões envolvendo tempo, contagem de tempo e numeração) e da Língua materna (leituras e atividades de oralidade e escrita)com as questões socio culturais que estiveram presentes em todos os momentos da semana e foram bem analisadas e compreendidas pelas crianças, de uma forma geral.
Tenho algumas dúvidas e conflitos no que se refere a sistematização da escrita, pois acho que deixei a desejar essa semana. Foram poucos os momentos em que as crianças escreveram ou foram questionadas sobre o assunto. Em compensação pensaram muito, falaram bastante e mostraram um grande avanço nas questões que envolvem a oralidade. Por esse aspecto o trabalho valeu.
Preciso pesquisar mais e viabilizar uma maneira de trabalhar, em que sejam contempladas todas as nuances da Língua, sem privilégio de uma sobre a outra ou essas alternâncias que vem ocorrendo nessas primeiras semanas de trabalho.
Alguns objetivos têm sido alcançados semanalmente: diferentes tipos de textos tem sido apresentados aos alunos, as crianças estão analisando situações diversas, formulando hipóteses, questionando a própria realidade, interpretando textos e imagens e resolvendo os problemas que lhes são apresentados com imaginação e criatividade. Também sinto que estão mais autônomas e críticas em relação ao que lhes é proporcionado tanto na escola como na vida fora dela.
Eu tenho sentido cada vez mais dificuldade em planejar pra turma, porque eles estão ficando exigentes, críticos e questionadores. Além disso, eu também não me contento mais com uma aula pouco pensada ou elaborada às pressas. Aliado a isso tem a preocupação com a avaliação do estágio...

4 comentários:

Marga disse...

Essa distancia que tu apontas é significativa e pertinente, pois se não há expectiva de melhoria, talvez nao haja a satisfação no que se faz. catacterizando tua pratica, desenvolvendo objetivos com uma ação metodologica clara, torna tua pratica eficaz e coerente ao que vens estudando.A dedicação e o empenho em sanar o que ainda não é considerado bom por ti mesma, resultara em um processo produtivo e interessante. Quem sabe tu nao retiras dessas ansiendades , elementos interessantes para criar um PA com a turma?

MARCIA RYSDYK disse...

UM PA nos moldes que estudamos no curso é um pouco complicado porque o laboratório de informática da escola não oferece condições para isso. Os pcs não estão em rede, a internet é lenta, não temos estagiário para nos auxiliar no trabalho, a turma é grande e teriam que sentar de 3 ou 4 por computador, o que com criança é complicado. As pesquisas estão acontecendo, mas de uma outra forma. Penso que meus objetivos estão muito claros no projeto de estágio e estou conseguindo realizar um bom trabalho com a turma. Acho saudável a minha exigência, pois ela me levará a qualificar cada vez mais a minha prática docente. Há alguns ajustes a serem feitos e isso é normal. Esse projeto não é para um estágio curricular, visto que a turma continuará comigo quando o estágio terminar. É um trabalho a ser realizado ao longo de um ano letivo e deverá no final, em dezembro, resultar na alfabetização de TODOS os alunos, pelo menos é o meu desejo e talvez por isso eu seja tão crítica.

Marga disse...

Legal. A continuidade será super interessante e produtiva. Os fatores que apresentas, realmente dificultam , mas nao impedem que estrategicamente tu adeque a proposta. Crianças surpreendem. Compreendo tua ansiedade, haja visto que estás ainda se adaptando ao novo contexto.Vais encontrar um modo de firmar os vínculos e criar afinidades. Com isso a parceria acontece. Abraços!

MARCIA RYSDYK disse...

Desculpe-me mas entendi teu ultimo comentário. Não estou ansiosa, nem preocupada. Esclareci que meu projeto está indo muito bem, que essa turma estará comigo durante todo ano, por isso meus objetivos vão muito além do estágio (isso não é um problema, é?) e que na atual configuração da realidade não há como empreender um PA, como fizemos no curso, usando computador como ferramenta. Mesmo porque não está previsto em meu projeto de estágio. Além do mais não nos foi esclarecido desde o início que deveríamos trabalhar com PA ou outra arquitetura desde o começo. Essa solicitação veio depois que o meu projeto já estava pronto e postado para apreciação do professor orientador. Terei que modificar meu projeto?