terça-feira, 4 de maio de 2010

Semana 3

Penso que nessa semana, apesar da variedade e riqueza das atividades e aprendizagens, não consegui êxito no meu propósito de relacionar literatura infantil e matemática.
O trabalho foi produtivo e significativo.
O lúdico estava presente (mais que em outras semanas, acredito), o que dá conta de um dos objetivos desse projeto.
Novos conceitos foram aprendidos por mim e pelos alunos, outros caminhos encontrados para chegar ao sucesso (A inserção dos jogos de competição no trabalho auxiliou-me a conhecer melhor os alunos - suas reações diante dos desafios, capacidade de concentração, coordenação motora ampla, freio inibitório, espírito de equipe, etc).
Mesmo assim o link entre as duas “cordas” centrais do projeto foi muito frágil, faltou amarração ou pelo menos apertar o nó.

5 comentários:

Marga disse...

Não tenho como mensurar o quanto tu deixas a desejar na tua pratica, porque nao tenho acompanhado teu planejamento e nem a tua reflexao sobre o mesmo, no teu wiki. Ainda acho que tu tens varios elementos interessantes para analisar num PA com teus alunos e ate mesmo utilizar numa arquitetura pedagogica! Isso pode Facilitar tua vida, Marcia e firmar elos bem produtivos nas "cordas" que tu te referes!abracitos!

MARCIA RYSDYK disse...

Vou te add no meu wiki para que possas acompanhar o trabalho mais de perto. Há semanas em que a gente consegue realizar mais, outras menos. Essa foi uma semana um pouco complicada, talvez por ter escolhido uma história que não despertou tanto o interesse dos alunos, o que faz com que o rendimento caia um pouco.Mesmo assim foi muito importante pra mim como aprendizado, porque entendi que devo ser criteriosa nas minhas escolhas. Esse texto deveria ser trabalhado durante um tempo maior, ser melhor explorado, porque tem elementos muito ricos. Talvez tenha me faltado criatividade para explorá-lo. Com certeza devo voltar a ele em outro momento e retomar as questões que pra mim, não ficaram bem amarradas.

Marga disse...

Nao te culpes, talvez os resultados não foram os esperados, contudo, abram espaço para uma nova abordagem. Quem sabe ouvindo mais o que a turma tem a dizer, nao esteja aí, a disposição um material mais interessante? questione mais., instigue a curiosidade. Abraços

MARCIA RYSDYK disse...

Mas nãO estou me culpando, estou refletindo apenas sobre o trabalho realizado e avaliando a fim de fazer cada vez melhor. Pra mim, numa avaliação consciente, entram aspectos negativos e positivos, novas possibilidades de trabalho, que não foram contemplados e se foram, de que outras maneiras poderiam ter sido feitas. Sim porque tudo pode ser feito de diversas formas, dependendo do olhar e da experiência dos sujeitos implicados no processo. E isso não configura culpa, até porque não há culpados, não é um julgamento de valor. É simplesmente uma constatação de resultados com firme propósito de diagnosticar e qualificar.

Marga disse...

Que bom, Marcia! ta dado o recado!eu também posso ter exagerado no uso do termo. A intenção sempre é pra ajudar! Abracitos é até a próxima postagem!