segunda-feira, 10 de maio de 2010

Semana 4

Foi mais uma semana incrível! Dessa vez resolvi deixar que as crianças me contassem a história ao invés de eu ler ou contar a elas. Pude observar o quanto evoluíram tanto na maneira de falar e organizar o que iriam dizer como na postura diante da fala dos outros. E pra melhorar, muitos alunos que, normalmente não se pronunciavam, nesse trabalho pediram pra falar e colaboraram com a construção oral do texto.
Experimentei coisas novas: gravei as crianças falando, pedi que escrevessem a história (até aqui as atividades que envolviam escrita de textos restringiam-se às produções coletivas, as crianças só escreviam sozinhas palavras e frases). Além disso, trabalhamos com receita, produzimos biscoitos e fizemos cálculos que superam a expectativa para o ano ciclo (multiplicação, por exemplo).
Tudo o que tenho vivido e aprendido até aqui tem me feito vibrar e me apaixonar pela turma e pelo trabalho docente. É visível a evolução dos alunos.
Observei que muitos estão com medo de escrever, pois acreditam não saber. Esse será o meu maior desafio agora: fazer com que tenham segurança para escrever dentro das suas hipóteses de construção da escrita para que eu possa intervir de forma positiva e levá-los a questionar-se acerca de como se escreve, sem medo de errar, acreditando que cada fase do processo é um degrau na escada que os levará para a alfabetização e para o letramento.

Um comentário:

Marga disse...

Maravilha!É assim mesmo, o vinculo ta criado, a rede de se firmou e agora é só questão de tempo para resultados aparecerem. Trabalhar com histórias é encantamento puro! E talvez, a produção com o mesmo nível! A tomada de consciência para planejar atividades criativas, manter um embasamento coerente, faz do Estagio, um tempo que flui e passa! A experiência vale e o mais interessante é que tu transpareces uma grande satisfação digna dos bons educadores. Agora falta pouquinho para terminar essa etapa. O mais importante é que teus alunos possam vivenciar aprendizagens com um olhar mais reflexivo e instigante e ter continuidade na caminhada e possibilitar essa interação como algo tranquilo e eficaz. A tua disciplina em realizar os trabalhos em dia e a persistência, já apresentam bons resultados, não é? Parabéns!