segunda-feira, 17 de maio de 2010

Semana 5

Essa é daquelas semanas que poderia sumir do calendário. Tudo que tentei dizer, foi interpretado de forma contraditória e equivocada. Fiquei doente, por causa de um cachorro quente, tivemos paralização, assembleia geral na escola.... Todos momentos de aprendizagem pra mim, pois sempre que há encontro, relacionamento, debate, diálogo, discussão sempre resulta aprendizagem significativa, mesmo que a princípio não percebamos. Estou postando hoje pra dar conta da exigência cronológica imposta pela universidade, contra a qual me rebelei e aprendi que agindo dessa forma eu só tenho a perder, regras foram feitas para serem cumpridas, não é mesmo? Apesar de todos os grandes gênios da história terem obtido notoriedade exatamente por transgredirem as regras de sua época... Um período em que eu não soube ouvir, em que eu não fui ouvida, e que me fez acreditar ainda mais na coerência e eficácia do trabalho ao qual estou me propondo no estágio: valorizar a oralidade, ouvir e conhecer meus alunos, proporcionar a eles momentos de diálogo, debate, escolha, decisão, democracia, respeito mútuo, aprendizagem, troca, cooperação, compartilhamento. Num mundo em que cada vez mais nosso valor está vinculado ao ter e não ao ser, é demasiado importante ensinar às nossas crianças o valor da amizade, da fraternidade, da solidariedade, da compreensão, da tolerância, da verdade...
Nesse sentido a semana pra mim foi de supremo valor. Os desapontamentos perdem a força diante da alegria e do prazer de conseguir alcançar meus objetivos lenta e profundamente nesse estágio...

Um comentário:

Marga disse...

Ah, Marcia! Tu és surpreendente! Talvez essa tenha sido uma das reflexões mais densas e maduras que ja li sob tua autoria! Vou comentar por partes:
1º: tudo que acontece, de bom ou nem tanto, nos remete a tomar atitudes, nos desacomoda e porque não dizer, incomoda também! São as Emoções!
2º: aí o corpo reclama, denota indícios que é preciso para pelo menos respirar.
3º: Vem a Reflexão, a Razão se organiza novamente , porque quando o metabolismo reage, e as emoções ficam a flor da pele, tudo parece mais complexo e mais invasivo.
4º: a Razão te fez refletir mais, e o aprendizado mesmo que pela frustração, te fez amadurecer.
Te garanto! Essa postagem não foi em vão! Transparece a serenidade, o bem estar das tuas descobertas!

E por fim, faço minhas as tuas palavras :

Os desapontamentos perdem a força diante da alegria e do prazer de conseguir alcançar meus objetivos lenta e profundamente nesse estágio...

Porque tu lutando, conquistas e tu ressurge com mais Fibra , renovada e forte! Esse também é o efeito da busca constante do aprender, a formação te apóia e te fundamenta sim. Tua colheita será linda! E teus alunos agradecem! Estou contente por fazer parte desse processo!Abraços e até a próxima postagem!