segunda-feira, 28 de junho de 2010

Semana 11

Minhas crianças adoram jogos. Minha surpresa essa semana, foi vê-los temerosos em relação ao jogo das vogais, que eles já conheciam, posto que já o havia utilizado em outra ocasião. Observei que os alunos que se mostravam receosos eram exatamente os silábicos e então, entendi o porquê: esse jogo os fazia repensar sua hipótese de escrita e os colocava em conflito, desequilibrando aqueles conhecimentos que consideravam inquestionáveis até então. Mas depois que o jogo iniciou e que começaram e completar as palavras de suas fichas, foram aos poucos relaxando e se envolvendo prazerosamente na atividade. Completar o relatório depois foi fácil, porque nele constavam as palavras que haviam acabado de "escrever" no jogo. Fiquei muito satisfeita com essa atividade por vários motivos, mas o principal foi o fato de eu estar compreendendo quase que de imediato as reações tanto positivas quanto negativas dos alunos em relação às minhas propostas de trabalho e porque estou conseguindo negociar com eles a execução das atividades que lhes causam algum desconforto e obtendo resultados muito positivos no final desses desafios. Houve inúmeros momentos em minha vida profissional em que me vi enredada, sem saber como agir diante dos problemas que se apresentavam a mim na sala de aula.
As leituras que fiz ao longo do curso e principalmente as que tenho feito durante o estágio tem esclarecido muitas dúvidas e me impulsionado pra outros terrenos (a psicanálise, por exemplo)em busca das soluções para as dificuldades que venho enfrentando.
Esse despertar para a teoria e essa procura por respostas na teoria tem sido muito importante pra mim tanto profissional como pessoalmente.

Um comentário:

Marga disse...

Esse despertar para a teorização, faz do teu trabalho evidencia que a teus sacríficios não foram em vão! tenho uma alegria enorme em acompanhar tua prática. Tu tens elementos enriquecedores para tecer um belo e interessante TCC! Organização, disciplina e dedicação! Agora falta pouco querida Marcia! Coragem e força! torço por ti!Abracitos somáticos!