quinta-feira, 17 de junho de 2010

Semana 6

Nas atividades de escrita espontânea observo um grande progresso dos alunos na construção de frases e textos, que apresentam um conteúdo mais criativo e um cuidado maior na elaboração, (principalmente os alfabéticos) e uma grande evolução nos alunos pré-silábicos, silábicos e silábicos alfabéticos. Posso ver que, com apenas dois meses de trabalho com esse projeto, os resultados são positivos e aparecem com muita rapidez. Meus alunos não só estão aprendendo a decodificar um código convencionalmente construído, mas estão se apropriando da escrita.

"Ter-se apropriado da escrita é diferente de ter aprendido a ler e escrever; aprender a ler e escrever significa adquirir uma tecnologia, a de codificar em língua escrita e decodificar a língua escrita; apropriar-se da escrita é tornar a escrita “própria”, ou seja, é assumi-la como sua “propriedade”. (Soares, 2002, pag 39).

O primordial no trabalho, a partir de agora, é fazer com que todos assumam essa postura de “proprietários”. Aí sim, poderei dizer que o trabalho valeu!

Nenhum comentário: