domingo, 20 de junho de 2010

Semana 9

Voltar à escola depois de ficar fora quase 14 dias poderia ser uma experiência ao mesmo tempo emocionante e frustrante. Emocionante por estar novamente com meus alunos. frustrante porque eles poderiam ter se perdido depois de passarem por vários professores e situações, em que a linha de trabalho é muito diferente da que havíamos construído juntos.
Que linda surpresa eu tive!! Primeiro a emoção do retorno, depois a alegria (e o alívio) em ver que tudo o que tínhamos feito até ali, não havia se perdido. Um sinal de que para as crianças está sendo importante o estamos vivendo juntos. Num primeiro momento precisei lembrá-los das nossas combinações, mas à medida em que os dias passavam, a vida foi voltando ao normal.Nas diferentes situações e atividades que propus aos alunos durante essa semana, observei que estão evoluindo rapidamente, praticamente toda turma mudou de nível de construção da lecto-escrita e os alunos estão superando as dificuldades que encontravam até aqui, ratificando a certeza de que estou no caminho certo ao propor um trabalho com ênfase na literatura infantil e na matemática. A literatura dá conta de algumas questões subjetivas e ajuda as crianças a lidar com seus medos e angústias “é ouvindo histórias que se pode sentir... e enxergar com os olhos do imaginário... abrir as portas à compreensão do mundo”(ABRAMOVICH,1995, p.17). O aspecto lúdico presente no ler e contar histórias pode mobilizar as crianças e estimulando-as a envolver-se em desafios propostos, desenvolvendo assim a capacidade de analisar, formular hipóteses, questionar, interpretar, quantificar. A aprendizagem da matemática está vinculada a situações e contextos cultural e socialmente significativos para a criança. "A Matemática está ligada à compreensão, isto é, à apreensão do significado; apreender o significado de um objeto ou acontecimento pressupõe vê-lo em suas relações com outros objetos e acontecimentos.O significado da Matemática para o aluno resulta das conexões que ele estabelece entre ela e as demais disciplinas, entre ela e seu cotidiano e das conexões que ele estabelece entre os diferentes temas matemáticos. ((MEC/SEF, 1998, v.4, p.19).

Um comentário:

Marga disse...

Viste? na postagem anterior havia mensionado que poderias te surpreender!fico super feliz por ti e pela turma. Abraços!