domingo, 23 de agosto de 2009

Formatura Eja - Emoção!

Hoje trago com satisfação a minha alegria e emoção...
Ser professor nos proporciona momentos singulares...
No final de julho desse ano, mais uma turma da etapa 4 concluia sua trajetória na Escola. Agora, eles iriam trilhar novos caminhos... E estavam prontos pra isso: confiantes, seguros, felizes, orgulhosos, ansiosos. E eu, sendo a profe dessa galera, compartilhava com eles esses mesmos sentimentos. Não era só a sensação do dever cumprido. Era emoção pura! Parecia que eu estava me formando! Ma spenso que a cada vitória de um aluino nosso, soma-se uma vitória nossa também, porque somos parte dos seus sonhos e ajudamos ne realização dos mesmos. Nossa escola não tem as séries finais do Ensino Fundamental, por isso os alunos que concluem a etapa 4, saem da escola evão estudar em uma escola próxima, a fim de concluir o o "1° Grau" termo usado por eles pra nomear a modalidade na qual estão matriculados.
Na EJA, não ensinamos apenas conteúdos... Há sempre um trabalho muito especial a ser feito: mostrar aos alunos que são capazes, que o que os diferencia das crianças, enquanto alunos, é a idade e os compromissos cotidianos. Mas a capacidade de aprender está presente em cada um. Que eles só têm que acreditar nisso. Que sonhar é preciso e realizar os sonhos é perfeitamente possível, independente da nossa idade.
Fiz um vídeo com as imagens da formatura, que agora está disponivel na internet (há um link no cantinho "Meus Espaços no Web") para que todos possam ver o que sentimos quando realizamos um grande sonho.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi Marcia,

Claro que eu não ia resistir ao convite de ver a tão esperada formatura da tua turma de EJA. Fiquei muito emocionada ao vê-los recebendo os "diplomas" e brindando ao sucesso dessa etapa. É fácil compreender a tua emoção, pois só de assistir ao vídeo fui às lágrimas. Pensei no que representa essa vitória para a vida dessas pessoas. Certamente esta também é uma vitória tua! Infelizmente não podemos fazer por todos, para é fundamental fazermos a diferença para aqueles que nos encontram pelo caminho. Isso dá sentido ao prazer e a dor de ser professor! Espero que tenhas muitos momentos de vitória como este.
Um grande beijo,
Profa. Nádie