domingo, 7 de outubro de 2007

Literatura

Gostei tanto dos estudos no livro da Fanny Abramovich, que acabei lendo os capítulos 2 e 3, que não foram solicitados pela profe. O cap 3 me impressionou profundamente, ao ler as descrições dos personagens que normalmente aparecem nas histórias infantis, pude perceber que estamos transmitindo preconceitos a respeito de alguns tipos humanos, idades, posições sociais e familiares que ocupam. Claro que não vou deixar de ler histórias para os meus alunos, pois também aprendi o valor desse momento para todo o ser humano, mas passsarei a observar melhor que esteriótipo está sendo transmitido e com certeza, vou me questionar a respeito deles e fazer questionamentos às crianças também. Como bem coloca Abramovich, "quem é bonito ou quem é feio (segundo qualquer padrão estético vigente) obviamente não tem nenhuma relação com quem é bom ou mal."
"Saber interpretar o momento, ampliar os referenciais, não se limitar com esteriótipos, não endossar os disparates impostos, não reforçar os preconceitos, é buscar talvez no estético o momento de ruptura, de transgressão, onde não haja falsas e tolas correspondências, mas descobertas de toda a sedução encoberta, da beleza e sabedoria a serem reveladas, de padrões que não são os dos chamados países desenvolvidos. Afinal, vivemos na américa latina e pertencemos ao Terceiro Mundo!!!" pg. 41

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