segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Brincar, jogar, contar histórias, pintar, ver, ouvir: um mundo mágico de aprendizagens

O eixo III foi o mais sensacional de todos. Foi o que eu mais usei em sala de aula, foi o que eu mais curti... Tanto que uma das Interdisciplinas e a bibliografia estudada fez parte direta do meu tema de estágio e tcc - Literatura Infantil. Na época eu me envolvi mais com artes visuais, pois já desenvolvia um projeto na escola, sobre a história da arte e a cadeira caiu como uma luva, mas as aprendizagens sobre Literatura e contação de histórias ficaram latejando em mim. Li todo o livro da Fanny Abramovick durante aquele semestre, reli durante o estágio e tornei a ler agora para o TCC. Foi muito significativa pra mim aquelas aprendizagens. também não posso esquecer de Ludicidade, da oficina de jogos com sucata, da sabedoria da Tânia Fortuna e tudo de bom que aprendi e trago até hoje comigo. A partir da Interdisciplina Ludicidade e Educação eu tenho ousado até criar jogos e brincadeiras para usar em sala de aula com meus alunos. No estágio criei 3 jogos e 2 brincadeiras relacionadas aos contos de fadas que estava trabalhando, unindo interdisciplinarmente o que aprendi nas duas Interdisciplinas. Vou guardar na alma e no coração pra sempre. Minha prática pedagógica jamais será a mesma depois da passagem por esse semestre...

Nenhum comentário: