segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Ler, escrever, letrar, será que Freud explica?

Do segundo semestre tenho que destacar duas interdisciplinas: Fundamentos da Alfabetização, com a qual aprendi muito e pude usar o que estávamos estudando diretamente na minha prática profissional, pois atuava com classes de alfabetização, o que faço até hoje. Eu não conhecia o trabalho da Magda Soares, só tinha ouvido falar e foi importante pra mim naquele momento ler e discutir os textos trazidos pela professora Jaqueline, porque me ajudar a entender mais profundamente o processo de aquisição da língua escrita e o uso no das habilidades de leitura e escrita no contexto social no qual os alunos estavam inseridos. Na escola tínhamos uma preocupação muito grande em alfabetizar, mas não observávamos se a criança fazia uso daquele aprendizado em sua vida fora da sala de aula. Minha conduta mudou a partir da leitura dos referenciais sugeridos. Referenciais esses que tenho retomada sempre que me sinto insegura acerca do que estou fazendo na escola e que fiz uso contínuo durante a prática de ensino.
também foi importante saber das mudanças trazidas por Emília Ferreiro e Ana Teberosky e entender como a maneira de ver o processo de aprendizagem dos nossos alunos havia se modificado. Aprendi que nossos alunos até então, aprendiam a ler e a escrever, de forma mecânica (alfabetização) e sem sentido e função social (letramento).

Outra interdisciplina que destaco desse período é Desenvolvimento da Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia, porque pude rever algumas teorias de aprendizagem e aprofundar meus conhecimentos. Eu já havia cursado essa cadeira no Regular da UFRGS, mas foi importante refazer, por que alguns conceitos estavam esquecidos. Mas em mim ficou gravado nosso estudo sobre psicanálise e o filme Freud além da alma, com o qual pude aprender como ele formulou a teoria psicanalítica e quem era esse gênio da psicologia. Eu sempre fui muito curiosa a respeito de psicanálise, mas não sabia por onde começar a estudar. Hoje utilizo alguns dos ensinamentos do mestre e também de Lacan em meu trabalho nas escolas e penso em fazer meu pós graduação ligado a esse assunto. Além de tudo isso, tínhamos com professora a Tânia Marques que é simplesmente maravilhosa. Quando eu crescer quero ser como ela...

Nenhum comentário: