segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Como representar o mundo? Eixo IV

Bem, sem sombra de dúvida, a Interdisciplina que mais me mobilizou nesse eixo foi Matemática. Os conhecimentos nessa área são sempre bem vindos, pois amo a matéria. E ela continua me acompanhando até hoje: estágio e tcc, lá estava ela como tema principal.Na época, lembro da reclamação de todos por causa do volume de atividades enviadas pelo professor Samuel e do medo que a gente tinha daquele jeito muito pragmático de ser que ele tem. Mas lembro também, que eu vibrava a cada novo desafio. Foi uma das interdisciplinas que mais me motivou a buscar leituras além do sugerido e solicitado. Não sei isso era por causa das exigências do professor ou porque eu queria mesmo aprender mais a respeito do assunto. A partir dessa "cadeira" passei a trabalhar além da aritmética com meus alunos. Descobri a beleza e funcionalidade da geometria em nossas vidas e passei a dar mais ênfase a ela nas turmas com as quais venho trabalhando.
Outra Interdisciplina com a qual eu aprendi muito e que me rendeu a "aventura" de mostrar meu trabalho para além dos muros da escola foi Ciências (Ciclos da natureza). Realizei dois lindos projetos a partir dessa interdisciplina, um com minha turma de alfabetização (observamos ao vivo, diariamente, a metamorfose de uma borboleta)e outro, com uma turma de berçário, sobre o ciclo das águas e a preservação de mananciais, usando como cenário o Arroio Gauchinho, que faz a divisa entre Novo Hamburgo e São Leopoldo. Esse último foi apresentado no Salão de Graduação da UFRGS.
Não posso deixar de lembrar de Estudos Sociais, que despertou em mim uma grande inquietação, pois eu negligenciava essa área do conhecimento nas escolas onde trabalhava. descobri com a professora Simone um livro raro e riquíssimo intitulado Estudos Sociais - Teoria e Prática, que traz questionamentos sobre o ensino de ES, além de muitas sugestões de atividades que tornam mais interessantes as aulas dessa disciplina. Esse também foi um semestre de muita aprendizagem...

Nenhum comentário: