terça-feira, 23 de novembro de 2010

Incluir e aprender - Eixo VI

Durante o Eixo VI, estudamos e debatemos um assunto cada vez em pauta em nossa vida profissional e que nos causa muita inquietação. Por isso o retomo aqui: INCLUSÂO! Não como medir importância deste assunto em nossa caminhada de formação. Além do mais, não há como fugir de fatos e leis. As pessoas com necessidades especiais precisam ser inseridos no processo educacional, e têm amparo legal para isso. Mas a mesma lei que assegura o acesso dos PNEE"s não dá condições a elas de receberem atendimento de qualidade e adequada às suas necessidades.
De acordo com o dicionário, INCLUIR é o ato ou efeito de incluir-se, estado daquilo ou de quem está incluso, inserido, metido, compreendido dentro de algo ou envolvido, implicado em; introdução de uma coisa em outra, de alguém em um grupo. Incluir é fazer com que seja parte, é conter em si, trazer em si, implicar, envolver. No entanto, a inclusão social está longe de ser um conceito no dicionário. Inclusão é o processo no qual a sociedade se adapta para incluir pessoas com necessidades especiais que também se preparam para assumir seus papéis na sociedade. Para incluir, é preciso agir, fazer, implicar-se, envolver-se com esse outro que não sou eu e é diferente de mim. Nos exige envolvimento, nos coloca em movimento em direção ao outro.
A interdisciplina de Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais nos ajudou a refletir sobre como está acontecendo a Inclusão em diferentes modalidades e realidades escolares, fazendo uma relação entre a legislação, à teoria e o que vivemos na prática em nossas escolas.

Um comentário:

Marga disse...

Buenas Marcia!A inclusão é um tema já defendido na Constituição de 1988 e ainda nos dias atuais, enfrentamos ainda inúmeros dilemas quanto a nossa realidade educacional.Sempre teremos limitaçoes frente a estruturas, ou metodologias que atendam integralmente o sujeito.Resta saber se é para o dito portador ou para o dito normal também!Afinal, temos tudo o que precisamos pra dar conta das nossa carga de trabalho? Quero deixar aqui o meu abraço de gratidão e de admiração pelo teu trabalho e persistência. Desejo que tua caminhada seja produtiva e carregada de grandes realizações. Apesar do pouco mais de um ano acompanhando tua trajetória, ter feito parte dessa etapa da tua formação foi um grande ptrazer pra mim! abraços somaticos querida,muito sucesso e realizações!